terça-feira, 28 de setembro de 2010

Do DNA à Proteína

A configuração da proteína é determi­nada pela estrutura primária, ou seja, pela sequência de aminoácidos. A sequência es­pecífica de pares de bases no DNA (gene), codifica a sequência de aminoácidos numa cadeia polipeptídica por meio de dois pro­cessos; primeiro a informação contida na cadeia dupla do DNA é transferida para uma cadeia simples de RNA (transcrição); depois essa informação transcrita no RNA é con­vertida, de acordo com o código genético, numa sequência de aminoácidos (tradução ou síntese proteica).

Há três classes de RNA envolvidas na síntese proteica: RNA mensageiro (mRNA), RNA ribossomal (rRNA) e RNA de trans­ferência (tRNA).
O mRNA contém a in­formação transcrita do DNA e actua como intermediário do produto final funcional (pro­teína) dos genes codificadores de proteínas (genes estruturais).
O rRNA e o tRNA são eles próprios os produtos finais funcionais de um pequeno número de genes; o tRNA trans­porta os aminoácidos até aos ribossomas - grandes complexos macromoleculares consti­tuídos por rRNA e proteínas - onde se vai realizar a síntese proteica.


Sem comentários:

Enviar um comentário