terça-feira, 28 de setembro de 2010

Biossíntese de Proteínas

TRANSCRIÇÃO

A transcrição é um processo que decorre de modo semelhante à replicação, baseando-se numa rigorosa complementaridade entre bases e interacções específicas entre proteínas e DNA. No entanto, abrange apenas pequenas extensões do genoma e ocorre sempre que a célula o necessite.

A síntese do RNA é ca­talisada na direcção 5' —> 3' pelas RNA polimerases que utilizam como substrato os trifosfatos 5' de ribonucleósidos (ATP, GTP, CTP e UTP). Embora num genoma sejam utilizadas as duas cadeias do DNA como molde, para cada gene é usada apenas uma e sempre a mesma cadeia.

 clique na imagem para aumentar

Por convenção, num gene é sempre apresentada a cadeia codi­ficante do DNA, isto é, a cadeia que não serve de molde e que corre de 5' —» 3' no mesmo sentido que o RNA. Por isso se chama extre­midade 5' e extremidade 3' de um gene à pri­meira e última parte transcritas, respectivamente.

CÓDIGO GENÉTICO E A TRA­DUÇÃO

Há 61 codões, que codificam os 20 aminoácidos e três codões (codões de terminação ou codões stop), que não codificam nenhum aminoácido. Diz-se que o código é degenerado, por haver mais de um codão para cada aminoácido (com excepção da metionina e triptofano).
Os três codões de terminação são UAA, UAG e UGA e o codão de iniciação é AUG, que codifica a metionina. Apesar de haver preferência pelo uso de certos codões nos diversos organismos, o código genético é considerado universal, salvo algumas excepções como é o caso da mitocôndria.
Segundo o rigoroso emparelhamento de watson e crick, deveria haver exactamente 61 anticodões para os 61 codões, mas há mais codões que anticodões.
Tal facto é explicado pela capacidade de um anticodão poder re­conhecer mais do que um codão
As mu­tações que ocorram na terceira base de um codão da sequência codificante de um gene não originam normalmente alterações apre­ciáveis; mutações na primeira ou segunda base podem ter, segundo o código genético, dife­rentes consequências a nível da função da respectiva proteína, e são definidas da seguinte maneira.

Fonte : Engenharia Genética - Lidel

2 comentários:

  1. Olá a todos!
    Tenho uma dúvida: para que ocorra a biossíntese de proteínas, são necessárias proteínas (enzimas) certo?
    Então, como é que este processo (formação das mesmas) se dá num feto ou num ser recém-"aparecido" ? As proteínas são da mãe? Ou já vêm "incluídas" ? Mas se vêm, como se produziram? :S
    Obrigada !
    Beijinhos, Alexandra.

    ResponderEliminar
  2. Quando refere o seguinte: "Por convenção, num gene é sempre apresentada a cadeia codi­ficante do DNA, isto é, a cadeia que não serve de molde e que corre de 5' —» 3' no mesmo sentido que o RNA. Por isso se chama extre­midade 5' e extremidade 3' de um gene à pri­meira e última parte transcritas, respectivamente". A cadeia codificante não é a que serve de molde?

    ResponderEliminar