sábado, 26 de fevereiro de 2011

Espeleolitos




As estalagmites e estalactites são geradas no interior dos maciços calcários.
Referidos em conjunto como espeleolitos ou espeleotemas, são calcários estritamente quimiogénicos, edificados e litificados durante a precipitação na sequência e ao ritmo do gotejar da água no interior dos maciços.

Travertino

O travertino é uma rocha utilizada na construção.
É um calcário quimiogénico toscamente laminado, de cor amarela acastanhada, vacuolar e conserva por vezes, restos de vegetais muito bem preservados a ponto de poderem ser identificadas as respectivas espécies.

Texto adaptado de Geologia Sedimentar - A.M. G. Carvalho - Âncora Editores

Travertino

Calcários Biogénicos


Podem ser formados essencialmente pela acumulação de conchas de seres vivos marinhos. Estes seres vivos fixam o carbonato de cálcio formando peças esqueléticas, como no caso das conchas. Quando estes organismos morrem as conchas acumulam-se no fundo do oceano, onde podem ser cimentadas por carbonato de cálcio. Os calcários assim formados são designados por calcários conquíferos. Nos locais em que existem corais podem formar-se calcários como resultado da acumulação de polipeiros, carapaças de ouriços-do-mar, conchas e fragmentos de algas. Estes calcários são designados por calcários recifais ou coralinos.

Apontamentos - clique aqui

Alguns calcários biogénicos:


Calcário com Orbitolinas - Guincho. Pt

Calcário Conquífero - Serra da Boa Viagem - Figueira da Foz. Pt



 Estromatólitos - Serra da Chela - Lubango . Angola

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Princípios do raciocínio geológico


A História da Vida na Terra

A chave para compreendermos a história da vida está nos fósseis.
Os fósseis são os vestígios das plantas, dos ani­mais ou dos micróbios que existiram. Podem tratar-se de petrificações, o que significa literalmente «transformados em pedra», e estes são alguns dos exemplos mais comuns. Os fósseis petrifi­cados podem ser de dois tipos, o primeiro dos quais correspon­de àqueles que se transformaram literalmente em pedra, e em que nada do organismo original se conservou. A folha ou o tronco da árvore, ou a concha, ou o verme, desapareceram por com­pleto, e a cavidade que ficou para trás foi substituída por grãos de areia ou lama, ou mais frequentemente por minerais, através de uma solução que se foi entranhando nos espaços da pedra em volta e depois se infiltrou naquele espaço e cristalizou.
O segundo tipo de petrificação, mais habitual, retém ainda parte da matéria original do animal, por vezes o carbonato de cálcio que compunha a concha, ou alguma cutícula ou resto car­bonizado da planta. Nesse caso, os grãos ou os minerais limi­tam-se a preencher as cavidades. Assim, muita gente pode surpreender-se ao perceber que os fósseis mais comuns, as trilobites com 400 milhões de anos ou as amonites com 200 milhões de anos, são na verdade compostos em grande parte pelo carbo­nato de cálcio original do seu esqueleto externo ou da sua con­cha, tal como em vida. De igual forma, a esmagadora maioria dos ossos de dinossauro é feita do fosfato de cálcio (apatite) ori­ginal, o principal constituinte mineralizado do osso, então como hoje. Ao olharmos atentamente para a superfície exterior destes fósseis, talvez com uma lupa de aumentar, conseguimos distin­guir características extremamente precisas, tais como pústulas ou marcas de crescimento na caparaça das trilobites, a multico­lor madrepérola original da concha das amonites e as cicatrizes nos músculos ou marcas dentárias na superfície dos ossos dos dinossauros. Se os fósseis de conchas ou ossos forem objecto de um corte longitudinal e examinados ao microscópio, poder-se-ão encontrar todas as camadas originais de crescimento e as estruturas internas. Por isso, uma amostra retirada de um osso de dinossauro parecerá tão jovem quanto uma amostra de um osso recente.
Nem todas as plantas e todos os animais que alguma vez existiram se transformaram em fóssil. De facto, se assim fosse, a superfície da Terra estaria coberta por avalanches de fósseis em todo o lado, grandes pilhas de ossos de dinossauros, trilobites, gigantescas árvores dos pântanos do período Carbonífero, amonites, estendendo-se provavelmente até à Lua. Ninguém sabe que percentagem de vida acabou fossilizada, mas é evi­dente que se trata de uma fracção minúscula, muito inferior a 1%. Tanto plantas como animais têm de ter necessariamente elementos de protecção corno um esqueleto, uma concha ou um tronco endurecido para poderem garantir um estado de conser­vação. Mesmo assim, a maioria das carcaças de animais e das plantas mortas entra na cadeia alimentar quase de imediato, sendo atacada por animais ou decomposta por bactérias. Os organismos mortos só podem fossilizar se a sedimentação esti­ver a ocorrer, ou seja, se areia ou lama forem despejadas para cima dos restos, talvez no chão de um lago fundo, por baixo de um banco de areia num rio, ou nas profundezas do oceano, abaixo da zona constantemente agitada por correntes e marés.

Fonte do Texto : Breve História da Vida - Michael J. Benton