segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Porque razão são removidos os intrões?

Um gene pode dar origem a diferentes fragmentos de RNAm e por consequência originar diferentes proteínas.
"O RNA contém as informações para as proteínas que devem ser sintetizadas".

Uma questão de detalhe. No manual da Porto Editora, a remoção dos intrões tem a seguinte explicação:
(...) Nos eucariontes cada gene no DNA contém sequências de nucleótidos que não codificam informação, chamados intrões, intercalados com sequências que codificam, designadas exões. A transcrição de um segmento de DNA forma um RNA pré-mensageiro.
No processamento deste RNA, por acção de enzimas, são retirados os intrões, havendo, posteriormente, a união dos exões. Estas transformações conduzem à for­mação de RNA mensageiro [mRNA] maturo, que, posteriormente, migra do núcleo para o citoplasma, fixando-se nos ribossomas. Página 30, Manual de Biologia. 

De forma mais correcta encontramos no Manual de Biologia da Santillana:

(...) Nos seres eucariontes, a regulação da expressão dos genes pode ocorrer durante várias fases:
Transcrição dos genes. As células diferenciadas transcre­vem apenas alguns dos muitos genes que possuem. Este facto está relacionado com o próprio processo de compactação do DNA, que dificulta o acesso à transcrição de certos genes, e com a presença de proteínas específicas — factores de transcrição que determinam quais são os genes a serem expressos em cada célula.

Processamento do mRNA.

O resultado da transcrição de um gene é um mRNA imaturo constituído por intrões e exões. Durante o processamento, são extraídos os intrões e ligados os exões. O mRNA maturo dará origem a um polipéptido diferente do que resultaria da forma imatura do mesmo RNA.
Podem mesmo formar-se diferentes mRNA a partir de um mesmo mRNA transcrito.




Sem comentários:

Enviar um comentário