segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Polinização, nem sempre mutualista

Muitas plantas dependem de animais para transportar o seu pólen e fornecem a eles recompensas ricas em nutrientes.
As plantas se beneficiam ao terem pólen transferido para outras plantas e ao receberem pólen para fertilizar os seus óvulos. Os animais beneficiam pela obtenção de alimento na forma de néctar e pólen. O movimento para outra planta da mesma espécie é encorajado pela quantidade limitada de néctar em todas as plantas e pela existência de recompensas semelhantes em outras da mesma espécie. Contudo, esse arranjo tem um preço para a planta: a energia e os materiais que ela usa para produzir néctar e outras recompensas não podem ser utilizados para o crescimento ou a reprodução.
Interacções entre plantas e seus polinizadores e dispersores de sementes são certamente, mas não somente, mutualísticas. Muitos dispersores de sementes também são predadores de sementes que destroem algumas que removem das plantas. Alguns animais que visitam flores fazem buracos nas pétalas para alcançar o néctar sem transferir qualquer pólen. Por outro lado, algumas plantas exploram os seus polinizadores. As flores de algumas orquídeas, por exemplo, mimetizam fêmeas de insectos, seduzindo os machos a copular com elas. Esses insectos machos não produzem qualquer descendente nem obtêm qualquer recompensa, mas transferem pólen entre as flores, beneficiando a orquídea.

Mutualismos animal-planta são importantes para a polinização
(A) Um morcego do género Brachyphylla obtém néctar de uma orquídea na índia Ocidental. Geralmente, algum pólen amarelo se adere sobre a boca e a cabeça do morcego e é, então, espalhado para outras flores.
(B) Por outro lado, a polinização da orquídea Ophrys scolopax não se qualifica como mutualismo. O macho da abelha Eucera longicornis é persuadido, pelo cheiro e aparência da flor, a uma tentativa de cópula. A orquídea será polinizada, mas a abelha não receberá nenhuma recompensa e desperdiçará valiosa energia.

Fonte : Vida - Ciência da Biologia. Artmed

Sem comentários:

Enviar um comentário