quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Albinismo em plantas

Uma boa questão de aula:
O albinismo é uma doença comum em animais e plantas. Explique porque razão não é possível encontrar plantas portadoras da referida mutação?

Normalmente o albinismo nas plantas surge devido a mutações genéticas que podem fazer com que os cloroplastos, que produzem a clorofila, nasçam inactivos. Desta forma, passam a chamar-se leucoplastos e são incapazes de produzir clorofila, responsável, pela coloração verde. Sem clorofila, não se realiza a fotossíntese, a reacção química que dá energia ao vegetal- assim a sobrevivência da planta fica comprometida só enquanto houver energia na semente. É quase impossível encontrá-las na natureza, podem ser vistas quando se faz germinação em grandes quantidades de sementes em laboratórios ou estufas.
Há um tipo de albinismo nas plantas, a chamada variegação que resulta da ausência parcial de clorofila nas folhas e/ou no caule da planta. Neste caso a planta torna-se ornamental graças à beleza que adquire. A variegação pode resultar surgir de várias formas.
• Variegação quimérica - falhas genéticas.
Variegação devida a efeitos de reflexão - deve-se a efeitos visuais de reflexão da luz na superfície das folhas devido à existência de uma camada de ar abaixo da epiderme, o que resulta numa reflexão branca ou prateada.

Variegação causada por outros pigmentos - a presença de outros pigmentos, como antocianinas, escondendo o pigmento verde. Frequentemente, esta variegação estende-se por toda a folha, tornando-a avermelhada ou arroxeada.

Variegação patológica - infecções virais podem causar o aparecimento de determinados padrões na superfície da folha que permitem identificar o agente patológico.

Duas fotos que foram gentilmente cedidas por Nuno Guiomar, fotografadas no Alentejo. Portugal.




Digitalis purpurea, no seu fenótipo normal.
Foto - Nuno Guiomar















Digitalis purpurea (Albina)
Foto - Nuno Guiomar

















Fonte do texto : http://pt.shvoong.com/exact-sciences/agronomy-agriculture/1820188-planta-albina/

Sem comentários:

Enviar um comentário