terça-feira, 21 de setembro de 2010

Estrutura do DNA

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma macromolécula polimérica, sendo cada unidade monomérica, o nucleótido, composto por um açúcar (desoxirribose), um grupo fos­fato e uma base azotada (purina ou pirimidina). O nucleótido do DNA chama-se desoxirribonucleótido. A desoxirribose liga pelo car­bono 5' ao grupo fosfato e pelo carbono l' à base azotada. As purinas são a adenina (A) e a guanina (G) e as pirimidinas a timina (T) e a citosina (C).

Os mononucleótidos são unidos por ligações covalentes (ligações fosfodiestéricas) entre o grupo fosfato de um nucleótido e o grupo OH-3' do açúcar do nucleótido seguinte; a cadeia polinucleotídica tem uma polaridade, quer dizer, apresenta uma extremidade com um carbono 5' ligado a um grupo fosfato e a outra extremidade com um carbono 3' ligado a um grupo hidroxilo.
Nos anos cinquenta, Chargaff mostrou, por meio de hidrólises alcalinas, que o total das purinas era sempre igual ao das pirimidinas e que a quantidade de A era igual à de T e a de G igual à de C. No entanto, a razão A+T/G+C não é igual a 1; varia segundo o organismo, mas é constante para cada espécie, sendo ex­pressa em %GC.

Sem comentários:

Enviar um comentário