terça-feira, 21 de setembro de 2010

A Dupla Hélice

watson e crick, em 1953, associando os dados químicos de Chargaff e os obtidos por Wilkins/Rosalin por meio de difracção de raios X, propuseram o seguinte modelo para a estrutura do DNA, que lhes valeu o prémio Nobel em 1962 :
a molécula do DNA é formada por duas cadeias polinucleotídicas enroladas uma à volta da outra no sentido dos ponteiros do relógio, formando uma dupla hélice.
As bases de cada cadeia estão orien­tadas para o interior da cadeia dupla e ligam-se às bases da outra cadeia por ligações de entre G e C (três ligações de hidrogénio), o que determina uma rigorosa complementa­ridade entre as bases.
Os pares de bases estão afastados 0,34 nm na dupla hélice, e uma volta completa de uma cadeia em torno da outra compreende 3,4 nm, o que significa que há dez pares de bases por turno.
As cadeias não estão espaçadas uniformemente ao longo da dupla hélice, formando cavidades de diferentes ta­manhos, uma mais larga (major groove) e outra mais estreita (minor groove). As duas cadeias são antiparalelas, correndo de 5'—>3' em sentidos opostos (polaridade oposta).

Sem comentários:

Enviar um comentário