terça-feira, 23 de novembro de 2010

Evolução dos Flamingos segundo Lamarck e segundo Darwin

É interessante verificar que tanto Lamarck como Darwin, têm em comum o facto de valorizarem quer o papel do meio, quer a adapta­ção, todavia, apresentam explicações muito diferentes para a origem das espécies.

Tendo o Lamarckismo como princípios fundamentais a lei do uso e do desuso e a herança dos caracteres adquiridos, a morfo­logia actual do flamingo pode explicar-se do seguinte modo:

O flamingo, alimentando-se na borda da água, quando escas­seia o alimento tem de recorrer, para a sua alimentação, a águas mais profundas. O esticar permanente das patas, para chegar ao alimento, criou a necessidade de aumentar o tama­nho dos músculos e dos ossos destes órgãos. Em cada geração foram surgindo indivíduos que tinham as patas cada vez mais longas, características estas que foram transmitindo aos seus descendentes, chegando, assim, à forma actual.
O ambiente cria necessidades que levam ao aparecimento de estruturas morfológicas indispensáveis a uma melhor adaptação. Esta é uma resposta do ser vivo à acção do meio.

No Darwinismo, o princípio da selecção natural permite expli­car também a morfologia do flamingo da seguinte forma.

Independentemente do meio, existiam nas populações de fla­mingos variações naturais que passam de geração em geração. Assim, havia variações no tamanho das patas. Como num ambiente em que escasseia o alimento os flamingos que pos­suíam estes membros mais desenvolvidos tinham acesso mais fácil ao alimento, estavam mais bem adaptados, isto é, sobre­viviam melhor e reproduziam-se mais. Deste modo, aumenta­ram o seu número na população relativamente ao número de flamingos de patas curtas. A selecção natural favoreceu os fla­mingos mais bem adaptados a um ambiente onde o alimento estava em zonas mais profundas.
Por esta razão, os flamingos de membros mais compridos foram-se tornando mais abundantes em relação aos de membros mais curtos, que acabaram por desaparecer.

1 comentário:

  1. muito o brigada isso ajudou muito o meu trabalho de ciências sobre evolução =D

    ResponderEliminar