sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O tomate é uma boa baga!

Há um ano atrás publiquei num outro blogue este post. Por ter um conteúdo interessante e importante para os alunos de 11º ano, volto a publicar aqui.

Não resisti em publicar um post com base num e-mail que recebi de quem adora a botânica quanto eu gosto de fontes hidrotermais, isto é,  muito. Alterei um pouco o mail mas mantive o esqueleto, porque este mail tem tudo para um post.

"O tomate é uma boa baga, até porque mentes brilhantes farão logo associações interessantes à dita  fruta. A maçã também é uma baga ainda mais interessante porque, tal como a pêra e o marmelo são pseudofrutos. Porquê?

Porque durante o processo de frutificação é o receptáculo que acumula substâncias de reserva e verdadeiramente o que comemos é um receptáculo e não as paredes do ovário. A parede do ovário está resumida ao que as pessoas chamam erradamente o caroço da maçã.
Tal como o morango, também comemos o receptáculo (vermelhinho e gostoso). Este é também um pseudofruto, mas um fruto múltiplo porque deriva de vários carpelos. Cada estrutura castanha (ou verde) é um fruto seco, com uma única semente muito pequena chamado aquénio.
Interessante, não é?
E na laranja o que contém o sumo e comemos são pêlos do endocarpo. Desfaz um gomo e logo verás os pêlos suculentos. Também é uma baga: fruto simples, carnudo com várias sementes.Na romã, a parte vermelhinha suculenta é o tegumento externo da semente. Mais uma baga.
O figo e o ananás são infrutescências – derivadas de inflorescências.
O figo externamente é um receptáculo que envolveu várias flores e portanto contém vários frutos (também secos com uma semente cada - aquénios). No ananás juntaram-se muitas flores e o no centro inclui o pedúnculo. Externamente ainda se vê o resto de estames das inúmeras flores. Aqui até as brácteas das flores comemos.

No S. Martinho imperam os aquénios. A castanha é um aquénio. Comemos a semente. A parede do ovário é seca (castanha).Mas a noz que partimos é o caroço da semente. Também só comemos a semente. A parede do ovário é verde (lembra-te do fruto na árvore), fibrosa e apesar de pouco suculenta é considerada um fruto carnudo. Como só tem uma semente chama-se uma drupa. São drupas o pêssego, a ameixa, o coco, a cereja, etc. (frutos de caroço).
Quero mais mails destes. Não concordam?

Sem comentários:

Enviar um comentário