quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Abelhas, partenogénese e reprodução sexuada

O habitat das abelhas Apis mellifera é bastante diversificado e inclui savana, florestas tropicais, deserto, regiões litorais e montanhosas. Essa grande variedade de clima e vegetação acabou por originar diversas subespécies ou raças de abelhas, com diferentes características e adap­tadas às diversas condições ambientais, de que são exemplos a Apis mellifera mellifera, Apis mellifera ligustica, Apis mellifera caucasica e Apis mellifera carniça.
A diferenciação dessas raças não é um processo fácil, sendo realizado somente por pessoas especializadas, que podem usar medidas morfológicas ou análise de DNA. A variabilidade genética das abelhas é muito grande.
As abelhas são um dos insectos polinizadores mais importantes, já que visitam muitas flores. Quando pou­sam sobre uma flor, o seu corpo fica coberto de pólen e, ao visitar a flor seguinte, parte do pólen desprende-se, polinizando a planta.
As abelhas são muito importantes para a agricultura. Muitas das plantas que cultivamos, e sobretudo as árvo­res frutíferas (a pereira, a macieira, etc.), dependem dos insectos para sua polinização.
O esquema da figura ilustra algumas das etapas da reprodução em abelhas sociais.


A reter :
O zângão é haplóide, enquanto a operária e a rainha são diplóides.
O zângão é produzido por partenogénese, ou seja, a partir de um ovócito não fecundado.

Questão de aula :

As abelhas vivem em colónias constituídas por indivíduos de três castas: a rainha (2n), os zângões e as operárias (estéreis). Sabendo que as fêmeas férteis de Apis melífera têm 32 cromossomas, que os zângões são originados por partenogénese e que as operárias são originadas por fecundação, indique o número cromossómico dos indivíduos de cada uma das castas. Justifique a sua resposta.

Resposta:
A rainha e as operárias têm 32 cromossomas e os zângões 16 cromossomas. A rainha é a fêmea fértil, por isso, tem 32 cromossomas. O zigoto tem 32 cromossomas, pois é formado pela fecundação do espermatozóide do zângão com o óvulo da rainha, que são células haplóides, por isso, com 16 cromossomas cada, dando origem às operárias ou a uma rainha (fértil). Os óvulos da rainha que não são fecundados originam os zângões por um fenómeno conhecido como partenogénese. Portanto, os zângões possuem apenas 16 cromossomas - são organismos haplóides.

5 comentários:

  1. se as operárias e as rainhas têm o mesmo número de cromossomas (32) porque é que as operárias são estéreis?

    ResponderEliminar
  2. axo as operárias n são estéries, é prq as operárias n recebem o gameta masculino e consequentemente quando ovulam nasce apenas zangão

    ResponderEliminar
  3. a rainha possui uma bolsa chamada de espermateca, onde armazena os espermatozóide do zangão que morre após o ato. Durante 5 anos ela ira gerar conforme a necessidade da colmeia, primeiro o ovulo e deixa cair um pouco do espermatozoide e nasce operaria, a rainha é o ovulo alimentado com geleia real, o zangão nada faz na colmeia.

    ResponderEliminar
  4. as operárias são estereis, o que diferencia as rainhas das operárias é a alimentação, isto é, a rainha é alimentada com geléia real, já a operária alimenta-se de mel/pólen.

    ResponderEliminar
  5. Na realidade as abelhas Operárias também podem procriar, dando orígem a zangões dependendo das condições submetidas.

    Uma diferença que pode até não ser a resposta direta da questão abordada, mas pode levar à ela; que a alimentação oferecida no desenvolvimento das Rainhas e Operárias existe uma grande diferença, principalmente no período onde ocorre o desenvolvimento dos orgãos reprodutor deste Inseto Maravilhoso.

    ResponderEliminar